segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Couture Dégénéré

Eu sei que toda a gente anda a falar disto e que, muito provavelmente, vou ser uma em centenas a publicar sobre o assunto. Porém, sinto que tenho que o fazer porque não escrevo pela "sensação" da notícia, mas sim porque me sinto na obrigação de o fazer.
A menina (porque sim! Ela é uma menina) que apareceu na capa da Vogue há uns meses chama-se Thylane Lena-Rose Blondeau. E tem apenas 10 anos.


Não a condeno por querer ser modelo, muitas meninas da idade dela e mais novas querem sê-lo, e não há mal nenhum em entrar para a indústria... desde que haja bom senso à mistura. Modelos fotográficos de tenra idade há vários, mas são fotografados por alguém que respeita a sua integridade, idade e inocência. Mas pior que isso são os pais, que deixam que ela seja retratada como uma adulta. Só que não o é. A miúda devia andar a brincar às bonecas, a ver desenhos animados, a jogar à bola, a viver a sua infância porque só vai ter uma e passa tão rápido que nem dá-mos por ela.
Espero estar errada, mas o mais provável é que se deslumbre com a fama e a ribalta, se torne uma estrela degradante e acabe dependente de álcool e drogas, e acabe como a Amy e tantos outros que por lá passaram.


Acredito também que este número tenha tido a maior tirada de sempre da história da revista, não graças às tias de Cascais que existem por este mundo fora, mas sim pela quantidade de pedófilos que as adquiriram. Estamos a alimentar esta doença: estamos a dizer às meninas da idade da Thylane que é perfeitamente normal parecerem-se com as raparigas crescidas, e aos molestadores que o buffet está aberto e é só escolher.


Em consequência da polémica, e do burburinho criado em torno da (mini)modelo francesa, a mãe da mesma, decidiu fechar a conta que a menina tinha na Internet para, segundo a mesma "proteger a filha, porque ainda é muito nova". A sério Apolinario?! Devias tê-la protegido ao impedir que as fotos fossem feitas daquela maneira, oh otária! Que tipo de pais são estes que para ganharem dinheiro à custa da beleza da filha, fazem dela atracção de circo, contudo, quando a coisa não lhes corre bem, reagem de um modo verdadeiramente infantil, patético e totalmente desprovido de lógica?
Querem um conselho? Tenham mais respeito pela vossa filha em vez de a explorarem. Talvez resulte.

6 comentários:

  1. Sou de total acordo... aliás quando passou a noticia estavam todos a dizer "ah que horror, tadinha, nao devia ser permitido" e nao sei quê... mas esquecem-se que para ela fazer aquilo, os fotografos precisam de ter as autorizaçoes dos pais. Por isso algo está de muito errado.

    ResponderEliminar
  2. Há qualquer coisa que existe que não permitido a crianças trabalharem... não tenho a certeza de como isso funciona, mas deveria poder ser aplicavel nestes casos.

    ResponderEliminar
  3. Tens razão. Eu com 10 anos brincava às bonecas, via desenhos animados, raspava joelhos, sonhava com o principe encantado, e não estava sujeita a este mundo que uma "menina de 10 anos" não tem cabeça para o enfrentar. Não tarde estão, como dizes, a "mandarem" vir, a dizer para ela tomar drogas (por diversas razões), a dizer que ela tem de ter um fisico perfeito e que nng gostará dela se ela não o tiver.
    Que é feito da infância? Já me faz confusão quando a infância que tivemos está a ser substituída por uma de miudos obesos que não brincam lá fora, que não sabem o que são jogos a não ser os da playstation, isto então faz-me ainda mais confusão. Num espaço de 10 anos criou-se uma geração completamente diferente da nossa: ler é aborrecido, já começam a querer ser lindas de morrer, não devem ver os desenhos da disney, não sabem o que é brincar. São egoistas e já vivem em competição. A nossa sociedade está a criar futuros adultos depressivos e infelizes, ninguém consegue ver isso?

    ResponderEliminar
  4. Esta é daquelas notícias que me faz pensar, em que mundo vivemos agora? Não existem valores nem princípios que orientem o crescimento das crianças dos nossos dias! A infância deixou à muito de ser uma altura gloriosa de fanfarrice e inocência, onde todos eram ensinados a divertir-se com os amigos e chamados a conhecer o mundo de forma gradual e real. Hoje, infelizmente, temos crianças deslumbradas, mimadas, sem conhecer o real valor do dinheiro, sem espírito de sacrifício e muito menos de entreajuda. Devemos pensar muito bem naquilo que estamos a fazer a estas crianças...elas são o futuro da nossa sociedade!
    Desenganem-se: não sou uma saudosista! Mas penso, sinceramente, que os pais de hoje não devem precipitar os seus filhos em carreiras que os exponham desta forma - eles terão tempo de tomar as suas próprias decisões e traçar o seu próprio caminho.

    ResponderEliminar
  5. Os pais dessa criança só podem ser completamente atrasados mentais. Só não percebo como isto é permitido. Ela é uma criança e devia estar a brincar, não a entrar num mundo em que vão exigir-lhe o tempo todo que seja perfeita, magrérrima, esbelta, sem uma ruga nem um buraquinho de celulite. Ninguém devia crescer com essas preocupações! Já chega a partir dos 15... Faz-me lembrar aquele programa parvo chamado toddlers and tiaras. Irrita-me profundamente e só dá vontade de pregar um par de estalos naquelas mães idiotas...

    ResponderEliminar
  6. A todos vocês: os pais destas crianças deviam ser presos pela valente caca que tão a fazer aos seus filhos, sangue do seu sangue. Qnd começar a puberdade, as borbulhas, as birras, o período e coisas que tais, elas vão ficar feias e confusas. Os paisinhos queridos são dar-lhes surras e dizer-lhes que são feias e que já não gostam delas pq não vão ter trabalho pq "têm a cara em obras" e o corpo a mudar. E dps vão para a droga e o álcool e dps Amy na morgue.
    Qnd estava a fazer este post tb me lembrei do programa "toddlers and tiaras". Um dia tb escrevo sobre isso...

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)