quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Jane Eyre, o filme

Há uns dias vi o filme (mais um) baseado no livro de Charlotte Brontë, Jane Eyre. Esta versão é de 2011, a mais recente, e conta com a participação de Mia Wasikowska no papel de Jane Eyre e Michael Fassbender como Mr. Edward Rochester. Infelizmente, tal como previra, a película ficou muito à quem do que eu espera, sendo que a única coisa que compensou a minha pessoa ter ficado até às 3 da manhã a ver a dita foi o Sr. Fassbender. Tal como prometi à Nerwen (aqui), aqui vai a minha opinião sobre a coisa =P

Para começar, o filme começa quase já no fim da história narrada pelo livro. Tudo o que fica para trás é mostrado como que se fosse uma lembrança da protagonista, porém, para quem não leu a obra, torna-se um pouco confusa esta mudança contínua entre o presente e diferentes pontos no passado de Jane. Este início pressagiou o que eu temia: a película foi uma verdadeira desilusão. Os primeiros anos da vida da protagonista, que ocupa cerca de meio livro, foram completamente passados ao lado. A narrativa começa com Jane com 10 anos e passa 8 ou 9 numa instituição, Lowood, que quase não são referidos. Estamos a falar de quase dez anos da vida de uma pessoa reduzido a cerca de 15 minutos...

A história centra-se essencialmente em Jane e Mr. Rochester. E até o final foi um atentado à literatura original. O filme acaba abruptamente, no penúltimo capítulo do livro, e com muito do que está lá escrito por aparecer. Muitas personagens foram cortadas, alguma apareciam apenas para mostrar que existiam, os diálogos eram curtos e muitos pormenores e factos assentes da história negligenciados ou então nem sequer foram referidos. Enfim, ficou muito por dizer, demais até. Sei bem que nunca poderiam reproduzir a obra na integra e com todos os milímetros pormenores, todavia acho que podiam ter feito um melhor trabalho.

Apesar de tudo, não acho que a visualização do filme foi uma perda total, em especial porque foi graças ao trailer deste publicado pela Nerwen no seu blog que me chamou à atenção para o livro. E depois foi o Michael Fassbender, que é um jeitosão. A primeira vez que o vi foi em 300, mas creio sinceramente que a roupa interior de cabedal não é a sua fatiota de eleição. Ele fica bem melhor com as roupas da época do séc. XIX, que são bem mais elegantes, sem esquecer os seus olhos verdes e a sua voz grave. Deu muito bem corpo à personagem, apesar que se ninguém se ria no bendito filme.

De qualquer maneira, vejam Jane Eyre. E decidam por vocês se gostam. Recomendo sim, mas recomendo também ler o livro primeiro.

1 comentário:

  1. Como tu sabes não sou muito fã de Dramas e afins, mas o que interessa é que tu gostes ^^.

    E não te babes muito que não sei nadar :P

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)