segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ours is the Fury

Neste momento está a estrear a série GoT nos canais da tv cabo portuguesa, mais concretamente no Sci Fy (agora oficialmente SyFy). E não estou em pulgas para ver porque já vi os dez episódio da primeira temporada em Maio. Como o fiz... bem, usem a imaginação, porque não é difícil =P

Ora bem, vamos recomendar isto. Sim, recomendo, mas é óbvio que os livros são muito melhores. Em regra, as narrativas escritas são sempre superiores às adaptações cinematográficas ou televisivas. Os dois ou três primeiros episódios são os melhorzitos, porque são os que têm mais pormenores. Depois começam a passar muita coisa à frente, já que no seu total, esta primeira temporada conta apenas com 10 episódios, onde são espremidos dois livros da edição portuguesa. É uma grande pena, isso e mudarem e inventarem coisas que não existiam na história original.

Mas também temos que ter em consideração que não seria fácil reduzir a mais ou menos 10 horas de fita mais de 800 páginas. Ainda assim sou fã, daqueles que lêem os livros avidíssimos de mais, e que conhecem as casas todas e os mapas de cor e sabe-se lá mais o quê. Acho que podiam ter feito melhor. A começar pelos dragões... Já sei que estou a fazer spoilers, mas um dragão tem quatro patas, e não duas... Isso são wyverns... Tenho pena que as pessoas que escolheram para fazer as animações a 3D, não tenham feito qualquer tipo de pesquisa prévia a cerca de mitologia.

Porém, não existem só coisas más. O casting foi muito bem feito, pelo menos é essa a minha opinião. Muitos dos actores são novatos nestas andanças, e acho essa estratégia bem inteligente, porque assim estão a modelar uma imagem de origem. A série também conta com alguns veteranos, como Sean Bean nos dos papéis principais, o senhor de Winterfell, Lord Eddard Stark. Todos já conhecem a sua imagem e a sua longa lista de participação em épicos. Este actor é sempre uma boa adição, como muitos outros, entre eles Lena Headley como Cersei Lannister Baratheon, Peter Dinklage como Tyrion "the Imp" Lannister, ou Mark Andy como o Rei Robert Barathen. Quanto aos novos talentos, destaco Emilia Clarke no papel de Daenerys Targaryen (que resultou optimamente nas cenas com o "seu" Khal Drogo, interpretado por Jason Mamoa) ou Maisie Williams como Arya Stark.

Mas vá lá, vejam. Vale a pena. Quanto mais não seja para ver os excelentes efeitos especiais, nomeadamente nos falecimentos e/ou decapitações, assim como o guarda-roupa e os cenários, que não estão nada mal! Aqui vos fica a opening, que é mesmo awesome ^^

3 comentários:

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)