domingo, 29 de janeiro de 2012

Hoje o jantar contou com os amigos do Spongebob xD

Cá em casa temos a regra ou tradição, chamem-lhe o que quiserem, de não se cozinhar ao domingo à noite, não sei bem porquê, mas é algo que eu cumpro também na minha casinha em Braga pois, verdade seja dita, depois de uma viagem de cerca de duas horas e meia deste a estação de Viana até ao meu sofá em Braga, a canseira é tanta que o que se quer mesmo é sopas e descanso. Só que hoje, para além das habituais sandocas, tivemos marisco.

Ora nem mais, marisquinho do bom e da nossa costa. Apesar de ser de uma zona onde há bastante marisco, este não e propriamente barato, logo, não o comemos muitas vezes. Mas a minha avó decidiu mandar-nos um pouco do marisco que ela comprou e serviu para consolar as vistinhas e as papilas gustativas.

Assim, esta noite comi camarão da nossa costa, mais pequeno que o que se vê dos super e hipermercados. O único senão é que os apanharam mesmo na altura que estavam a desovar. Sei que os camarões são bichinhos que se reproduzem muito facilmente e tal, mas ainda assim tive pena que todos aqueles mini ovinhos não chegassem a ser bebés camarões. Por outro lado, comi caviar de camarão, vermelho e preto (que não é mesmo preto, é só vermelho muito escuro), coisa que nem sabia ter mais que uma cor. Não sabia mal de todo, todavia tinha preferido que não tivessem caçado as "camaroas" a desovar...

Só que o melhor ainda está para vir: caramujas! Aos anos que não comia daquilo! Para quem não sabe o que são (e que também não sabe o que está a perder), as caramujas são um género de caracóis, mas do mar. Apanham-se e cozem-se em água, e depois comem-se com um alfinete. Não, não é nada estranho, até porque a ideia não é engolir os alfinetes, mas antes tirar as caramujas das suas cascas com o dito. Muito bom, uma maravilha mesmo. Não tem nada a ver com os caracóis, que sabem mal como o caraças (falo por mim). As caramujas sabem a mar!

E para além disto também comi um pouco de manco (sapateira) e ainda tenho umas navalheiras para fazer um arrozinho, que fica uma delícia. Já estou como diz a minha mãe, neste jantar comi mais marisco que o ano passado inteirinho, e soube tão bem...! Já nem me lembrava de comer caramujas =P E vocês, gostam de marisco? Eu cá adoro, mas acho que já perceberam isso xD

6 comentários:

  1. Gosto, mas não de todas as maneiras que é feito.

    ResponderEliminar
  2. Não sou grande apreciadora de marisco, mas como em tudo, há varias formas de os provar!

    ResponderEliminar
  3. Em casa dos meus pais também se costumava fazer isso!
    Mas eu preciso de comer sempre minimamente bem.
    E cá em casa agora cozinha-se sempre!

    ResponderEliminar
  4. Heartless - És um tonto e mais nada! xD

    Poison - Eu adoro marisco! Devias experimentar mais vezes. Vais ver que vais acabar por gostar =P

    Xs - Cá em casa... nem sempre xD

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de marisco, mas ao preço que ele está...só em ocasiões especiais.
    Pode ser que um dia...
    Fiquei curioso com essa das caramujas

    ResponderEliminar
  6. XL - Mesmo... marisco dantes era comida de pobre, agora é comida de rico. Mas recomendo vivamente as caramujas ^^

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)