sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Vacinas não são sempre, só às vezes...

Esta tarde fui com a minha mão ao médico, porque ela tem andado com dores no pulso. Como seria de esperar, não se sabe de nada em concreto. Aproveitei que lá estava, e apresentei-me para levar a minha vacina do tétano.

Odeio agulhas. Sempre que tenho que tirar sangue ou "levar uma pica", faço cenas tristes tipo canalha pequena. A culpa foi de uma técnica de saúde que devia ter sido contratada para trabalhar num matadouro e quase me matou. Era pequenina, e estava um pouco assustada, como seria de esperar. A tipa agarrou-me o braço com força e espetou-me a agulha como quem o faz numa vaca ou num porco. Com o medo e a dor, fugi com o braço e quase parti a agulha que, se entrasse para a corrente sanguínea... não ia correr nada bem.

Qual não é o meu espanto, quando pergunto se posso ser atendida por algum enfermeiro para receber a "pica", a senhora da recepção disse-me que as vacinas estavam esgotadas, e que não havia problema nisso que, caso eu tivesse algum problema com a matrícula, que me passavam um papel como tinha recebido a vacina, e que depois tinha tempo de a ir lá tomar. Após isto, só me apetecia bater em alguém. Em que país pseudo-desenvolvido as vacinas estão esgotadas, as mesma que todos os cidadãos como eu pagam e não as recebem?! E a lata da mulher que não tinha problemas em me passar um documento fraudulento a atentar que eu tenho as vacinas em dia quando não é verdade?! Saberá ela que isto pode tornar-se um caso de saúde pública!? Parece que não.

E depois há uma questão: uns profissionais de saúde dizem-me que não tem problema se falhar a data para receber a vacina do tétano, outros que se isso acontecer, tenho que começar o processo de novo e levar não uma "pica", mas três. Sistema nacional de saúde da treta... Coisas destas não acontecem em Portugal, só na Portugalândia...

Estou revoltada. Acho que vou escrever umas cartas, nem sei bem ainda para quem. Apetece-me pegar num megafone, ir para a televisão, fazer trinta por uma linha. Estou revoltada e pronto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)