domingo, 9 de agosto de 2015

Colorices - Dos livros de pintar para adultos

Não percebo esta nova moda. Ou melhor, não percebo se o pessoal agora anda numa de livros de colorir só porque é moda, ou se o pessoal simplesmente anda numa de pintar e, por isso, virou moda e agora é só livros desses em todo o lado porque o que é comercial dá dinheiro.

Eu sempre gostei de pintar. Com marcadores, porque com tinta... esqueçam! A não ser que estejam numa de adquirir pinturas rupestres por um ser que sofre de síndrome de Tourette, não me metam um pincel e tintas para a mão. É tempo perdido. Ainda assim, não me safo nada mal com os marcadores, tal como podem comprovar pelo comentário que uma das minha educadoras do infantário teceu, curiosamente, não quanto às minhas habilidades com as conhecidas "borranas", mas antes sobre o meu vestuário: "tu dantes combinavas cores tão bem... agora só vestes preto. * ar de quem pensa que se perdeu uma artista * ". Sim, tem tudo a ver.

Mesmo depois de já ter passado a "idade de pintar", e de a minha mãe se recusar a comprar-me desses livrinhos nos "chinos" porque "isso é coisa de canalha e já devias ter juízo", continuei a imprimir da internet algumas imagens apenas delineadas, para esse propósito. E era assim que costumava passar algum do meu tempo livre, apesar de, aos poucos, ter perdido esse hábito (talvez os olhares de soslaio da minha mãe tenham contribuído...). Eventualmente vieram os dentes do siso e deixei de pintar de todo.

Agora é moda. E paga-se um balúrdio para estar na moda, claro. Nos "chinos" há livros com versões pesudo-copiadas e um pouco estranhas das princesas da Disney, umas quantas Navegantes da Via Láctea e arredores, ou mesmo uns sayajins, e acredito piamente que a coisa deve fazer o mesmo efeito que as mandalas mágicas. Afinal é só para pintar e aliviar o stress, se bem que eu não entendo como pintar dentro das margem de forma incólume de áreas com míseros milímetros quadrados pode ser uma actividade relaxante. Já sei, já sei... a criação de uma mandala é suposto ser um ritual de meditação e introspecção, uma representação espiritual do universo, e há mandalas fantasticamente desenhadas. Mas para mim, não passar as linhas quando estou a pintar é uma coisa super stressante, que até fico com o coração acelerado sempre que a ponta do marcador se achega a uma margem, tipo tirar um osso ao Mauzão e tentar que ele não nos ferre. Se me querem ver irritada, já sabem que basta enviar-me um livro de colorir e uns marcadores pelo correio. Quando ouvirem um grito a quilómetros de distância, já sabem que fui eu a atirar o material pela janela fora e a rogar-vos uma praga. Como é que era? Ultrapassar adversidades faz-nos mais fortes?! Uma praga é sempre um bom começo.

Ainda assim, é uma desculpa para dar à minha mãe. Quando ela me voltar a dizer que pintar livrinhos é coisa de criança, já posso dizer com muita satisfação que isso agora é coisa de "gente crescida que tem muito stress". Assim como assim, agora passatempo de criança é jogar nos tablets dos pais (ou deles próprios), por isso, that's right.


P.S.: Que fique bem claro que eu não tenho nada contra o pessoal que pinta mandalas. Isto é apenas uma sátira e, como disse acima, também gosto de desenhos para colorir. Acho só estranho que, de repente, toda a gente o faça. Provavelmente é assim porque é moda, e não pelo envolvimento espiritual do ritual em si. Para quem quiser se dedicar às pinturas sem gastar muito dinheiro, na internet há milhentas imagens, mandalas ou bonecada, para sacar gratuitamente.

8 comentários:

  1. Acho que era preciso de uma biblia de colorir só para te aturar! :)

    ResponderEliminar
  2. Odeio pintar. Desenhar gosto, pintar não. Irrita-me fortemente gastar o meu tempo a pintar. E eu sei porquê! Quando estava no quarto ano tive uma actividade extra-curricular chamada Expressão Plástica, e nessa bendita coisa obrigaram-me a estar horas a pintar um desenho desses com bolinhas e com riscos. Desde aí que pintar, não obrigado. E quando o tinha de fazer em EVT ou EV fazia-o sem vontade. Quando descobri isso dos livros de pintar para adultos pensei: "Era mesmo eu que gastava dinheiro em livros de pintar...". E acho que, no fundo, isso não alivia stress nenhum, deve ser apenas um bug psicológico em que quando umas pessoas dizem que alivia os outros ficam logo com a mesma sensação. Enfim...

    ResponderEliminar
  3. Também ainda não percebi esta moda xD Ou melhor, não percebi por que é que, de repente, toda a gente se lembrou de pintar coisas. Eu pinto os meus próprios desenhos há anos, e isto porque desenhar e pintar são actividades que me acompanham desde a infância. Por isso, em relação aos livros de colorir, não, obrigada. Divirto-me muito mais a fazer os meus próprios desenhos e a colori-los. Até porque gosto muito mais de pintar cabelos, por exemplo, do que mandalas! Quer dizer, qual é a piada de pintar mandalas? xD É que são só padrões, com espacinhos tão pequeninos...argh xD
    Mas o que tem piada é ver as pessoas com reacções de "OMG, que pintar é tão relaxante!!". Tipo, a sério? Foi preciso inventarem o raio dos livrinhos das mandalas para se perceber a alegria de pintar? É que ainda por cima muitas dessas reacções parecem-me um bocado exageradas. Isso dos livros não dava para mim, acho que me ia fartar de tanto padrão xD

    R: O "segundo filho" já está em andamento desde há algum tempo :P Mas ainda está longe de estar terminado...

    ResponderEliminar
  4. Esta moda até dá vontade de "mandalas" todas à merda. eheheheh

    ResponderEliminar
  5. Antigamente aprendia-se renda, malha e ponto-cruz para aliviar o stress... agora é pintar :p

    ResponderEliminar
  6. Somos duas! Eu sempre adorei pintar e volta e meia lá pintava algo que imprimia ou pintava com a minha sobrinha. Eu gosto bastante destes livros que existem (especialmente este que acho lindíssimo http://www.wook.pt/ficha/o-reino-animal/a/id/16418609) mas ainda não comprei nenhum para mim. Há livros muito bonitos, sem dúvida, mas gastar tanto dinheiro num livro de pensar causa-me confusão. Mas estasmodas irritam-me, não imaginas. Não consigo deixar de pensar no quão hipócritas são as pessoas porque das duas uma: ou sempre gostaram de pintar e não diziam nada a ninguém ou só gostam porque é moda.

    R: Olha, acho que é um sítio excelente para começar. Não é que conheça muitos sítios vegetarianos mas acho que estes está no top 3 de melhores restaurantes veggie do país.

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho um desses livros mas antes de virar a moda que de tornou aparentemente. Porque também não entendo como tudo de repente se transformou em doido pela pintura.
    R: Quem me dera chegar a ser escritora, mas daria um autógrafo sem dúvida :b

    ResponderEliminar
  8. Eu sempre gostei de tudo o que fosse artístico (aliás, o grande dilema da minha vida sempre foi ir para ciências ou para artes) e quando estes livros das mandalas proliferaram para mim foi uma sorte, porque acho que têm desenhos muito bonitos - já não tenho paciencia para pintar Hello Kitties como pintava quando era baby sitter. De qualquer das formas, também não foi por isso que passei a dar dinheiro à fnac. Encontrei na Tiger uns livros pequeninos, a 1euro e achei que ia servir mais do que prefeitamente - até porque passado o Verão eu nunca mais vou ter tempo de pegar nisto outra vez, já sei como é que é. Tenho grandes esperanças que me ofereçam um livro maior no meu aniversário ou no Natal, mas dar dinheiro por eles também não dou. E também não acho nada que seja anti-stress. Faço porque sempre gostei de fazer e aderi às mandalas porque como disse, acho bonito. Sinto-me no direito de também gostar dos hypes quando me identifico com eles (mas se entretanto me virem a aderir a color runs e a comer macarons, levem para o hospicio que já é demasiado hype para uma pessoa tão anti-carneirada como eu!)

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)