quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Pew pew!

Eu nunca tive uma arma de brincar.

Houve muita coisa de brincar que eu nunca tive. Pedi imensos jogos de tabuleiro que não recebi, com a desculpa que os iria simplesmente arrumar num canto, porque, na verdade, ninguém estava interessado em jogar comigo; pedi carrinhos telecomandados, os quais ainda estou à espera de ter; desejei alguns brinquedos variados que, eventualmente, percebi que, caso os pedisse, receberia em troca um singelo e redondo não, os quais passei a desejar em silêncio.

As armas nunca me atraíram muito, expecto talvez as espadas. Mas tal como os carrinhos telecomandados, isso eram brinquedos de rapaz, e não tinha jeito nenhum uma menina brincar com coisas dessas. Se tinha bonecas, que brincasse com elas. Confesso que essa segregação sempre me foi difícil de entender. A infância é a idade da imaginação, de inventar aventuras, que experimentar todas as possibilidades, ainda que com objectos de plástico. Talvez se um rapaz brincar com uma boneca ou um ferro de engomar, perceba desde cedo que o cuidar das crianças e fazer tarefas domésticas não é um ataque à sua futura masculinidade ou o diminua como pessoa, e que, um dia mais tarde, serão actividades que farão parte de uma rotina doméstica saudável, em que todos dividem as tarefas da casa. Talvez se uma menina brincar com ferramentas e espadas, perceba que, quando crescer, poderá ser o que quiser, que não há profissões para homens e outras para mulheres, que pode ser tão forte quanto o desejar, e que se vestir umas calças e um camisolão de capucho, não será menos mulher do que aquelas que usam vestido e sapatinhos de verniz.

Agora tenho uma pistola de brincar. Comprei-a como acessório de um futuro cosplay que estou "a montar" (não sei se o levarei à Comic Con, mas já estou a preparar o fato de qualquer maneira. E não, infelizmente, não é o de Leia). Curiosamente, segurar uma arma não é bem aquilo que eu pensava ser, mesmo que seja de plástico. Talvez a ideia das armas de brincar seja mesmo experimentar todas as possibilidades: aquelas que escolhemos seguir, e aquelas que escolhemos não seguir. Ainda assim, a descoberta de, aos 25 anos, poder fazer mira e tentar acertar com as setas com ventosas no vidro ou na testa do Moço, é uma sensação completamente nova. E ter que fugir das emboscadas também. E fazem um bom pandan com as minhas orelhas de gatos, que comprei ontem (não são para nenhum cosplay, mas sempre quis ter umas =P ).

6 comentários:

  1. Confesso que já adolescente roubei uma arma de brincar ao meu irmão e a tenho na mesa de secretária :x acho que teve a ver com também nunca me terem dado... Sempre achei um piadão a andar a rebolar pela cama e moveis afins a fingir ser uma agente secreta ou qualquer coisa... Roubei a arma ao puto e pu-la na secretária. Agora ao tempo que não olho para ela mas quando estava a estudar lá na secretária às vezes abria a gaveta e punha-me a imaginar uma cena de disparo xD enfim!!!

    ResponderEliminar
  2. Isso dos brinquedos de menino e de menina também é uma coisa que me "assusta" um bocado. Nunca tive uma arma, mas também nunca quis... ;)

    ResponderEliminar
  3. eu tenho um irmão mais novo por isso não passei por isso... além de que fiquei logo com duas armas com o cosplay de lara croft :p e as orelhas, oh yeah! Adoro as minhas orelhinhas roxas :D

    ResponderEliminar
  4. Armas nunca foram o meu forte, sinceramente, apesar de ter adorado, em tempos, brincar aos detectives e agentes secretos xD
    Depois quero ver esse cosplay :p
    xoxo* - mafs: http://alittleguess7.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu tinha armas de brincar... e carrinhos... e lego... e jogava à bola... era uma maria-rapaz portanto. Mas também não abdicava das minhas barbies e dos nenucos. Eu gostava mesmo de brincar e fi-lo até muito tarde.

    ResponderEliminar
  6. Acho que só tive uma arma de brincar na minha infância...foi o meu pai que me deu, a minha mãe não gostava de armas. E também fui acostumado a viver com armas perto de mim, o meu pai é GNR, o meu avô era polícia e o meu tio é guarda prisional =P Mas pronto, não foi bem por isso que cresci rodeado de armas, mas sim porque cheguei algumas vezes a ir à caça com o meu pai, apesar de odiar ir =P Sim, já disparei armas a sério, não é nada de mais...pronto, vivo no Alentejo, acho que isso é normal por aqui xD

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)