segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Muffins com pêssego e chocolate ^^

Ontem de tarde, estava eu sozinha em casa, quando recebi uma mensagem do Moço a perguntar se ia haver bolo para depois do jantar. Mandei-lhe uma mensagem de resposta toda piadética, enquanto pensava: Poças! Voltei-me a esquecer! E agora?!

Pois bem, não tinha pensado em nada, mas queria mesmo fazer qualquer coisa, porque ele já andava a pedir há muito tempo e, afinal, até merece. Mas não sabia o quê. Odeio cozinhar, mas adoro a pastelaria/doçaria e gosto de inovar. Como ando assim para o farrusca, queria uma coisa simples, mas ainda assim diferente, pensava eu enquanto subia uma cadeira para conseguir chegar à caixa das formas (que são muitas). E mesmo por cima, ali estava uma forma de muffins, prenda do Moço, que eu nunca tinha usado, a olhar para mim mal abri a caixa. Instantaneamente, lembrei-me que tinha um último meio pêssego em calda no frigorífico.

Para cerca de meia-dúzia de muffins e apenas meio pêssego, não iria precisar de muita massa, por isso, decidi deixar a batedeira na respectiva caixa (que também foi o Moço que me deu ^^ ) e bater o bolo à mão. Os espertos como alhos ou outros produtos hortícolas que se passeiam por este blog podem fazer o favor de guardar as piadas no bolso detrás das calças. Para bater, utilizei um batedor de varetas mini (que veio com uma caneca, para mexer bebidas). Se não têm uma dessas, usem um garfo e não uma colher. É mais fácil e passa mais ar pela massa do bolo, o que o torna mais fofinho. (As coisas que se aprende a ver animes sobre pastelaria... =P ).


Assim, peguei no meio pêssego em calda e cortei em pedacinhos. Numa tigela, deitei um ovo e duas colheres de sopa de açúcar, e bati com a minha "mini varetas". Depois fui juntando duas colheres de sopa de farinha com um pouquinho de fermento em pó, e continuei a bater, juntando leite em pequenas quantidades, conforme precisasse. Quando vi que a massa estava pronta (tinha aspecto uniforme e fazia bolhinhas, o que significa que a massa está bem batida e com ar), deitei na forma e depois coloquei os pedacinhos de pêssego. Afinal, só deu para cinco bolinhos =P Finalmente, levei ao forno, a cerca de 160.º C. Essencialmente, isto foi tudo feito "a olho".


Mas... os "muffinos" não tinham chocolate. Uma coisa grave e imperdoável. Por isso, decidi aquecer uns quadradinhos de uma tablet e colocar por cima dos bolinhos, mesmo antes do Moço chegar (ele avisou antes). E pronto, este foi o resultado.


Estava delicioso ^^ Segundo o Moço, estão aprovados para o jantar de passagem de ano, estes e mais uns quantos diferentes que posso ir experimentando até lá, porque a base é sempre a mesma. Gostou tanto, que até já lhes arranjou nome: pikicakes. Agora é ouvi-lo todos os dias que quer mais =P

5 comentários:

  1. Estavam deveras muito bons. Aprovadíssimos :)

    ResponderEliminar
  2. Bolinhos, aww *-*
    Acho que vou experimentar a tua receita :p
    xoxo* - mafs: http://alittleguess7.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ai, já somos duas farruscas :( Mas bom, doces ajuda sempre ^^ Deixaste-me com fome. Têm tão bom aspecto! Não tenho grande jeito para fazer bolos, mas vou tentar seguir esta receita. Quanto a ver animes sobre pastelaria, uma vez andava maluca a achar-me uma autêntica chef porque vi o dorama "Bambino". Eventualmente descobri que não era chef nenhuma.
    R: É mesmo. O meu espanto também se deve ao facto de conhecer mais duas pessoas que perderam um filho. E elas nunca mais recuperaram a alegria, são pessoas que "morreram para vida" mesmo tendo outros filhos em quem se apoiarem, vivem envolvidos numa tristeza tão grande que dá mesmo pena. Foi mesmo um espanto saber que é possível sofrer uma coisa daquelas e ainda continuar a achar que a vida é linda. Aliás, tenho vindo a descobrir que só essas pessoas é que conseguem ver a vida desta forma.

    ResponderEliminar
  4. Adorei o nome dos bolinhos :P Comia agora um xP Têm muito bom aspecto ^^

    ResponderEliminar
  5. Têm cá um aspecto... Mesmo muito bom! Nunca experimentámos fazer muffins ou algo que se assemelhe, mas temos mesmo que tentar...

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)