quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Para os viciados em livros: Goodreads

Acho que, depois de alguns posts, já devem ter percebido que tenho uma pancada fora de horas por livros. É verdade, adoro-os e estou sempre a "espiolhar" nos sites de editoras e lojas, e também nas feiras de usados, a ver se encontro a próxima mega compra/pechincha de sempre. Aqui há uns anos, o Moço falou-me de uma plataforma online sobre livros que estava a usar e onde talvez me quisesse registar: o Goodreads. Dei uma espreitadela, gostei e acabei por me tornar membro.


A plataforma Goodreads foi criada em Dezembro de 2006, em San Francisco, por Otis Chandler e Elizabeth Khuri Chandler, e lançada no mercado um mês depois. Actualmente, é um dos sites de catalogação social direccionada para amantes de livros mais popular e utilizado de sempre, onde os utilizadores “catalogam” os seus items de interesse. A navegação na plataforma não é muito intuitiva ao início, mas ao fim de alguns clics, a coisa torna-se relativamente fácil. O registo é gratuito.

À primeira vista, um site como este pode parecer uma mera rede social "generalista", que se centra na díade "ver e ser-se visto", mas não é assim. A base de interacção em plataformas como esta não é a informação pessoal que consta do perfil costumizável do utilizador, mas antes os gostos literários de cada um. Como adoro ler mas praticamente não tem amigos que partilhem a mesma insanidade, fica difícil conversar com alguém sobre o assunto, daí que o Goodreads veio dinamizar a minha vida de bookaholic em grande medida =)

Algumas das funcionalidades desta plataforma:
  1. Possibilidade de organizar os livros adicionados ao perfil de utilizador em “prateleiras” virtuais predefinidas e/ou personalizadas;
  2. Escrever e publicar uma opinião baseada na leitura de determinado livro e atribuir-lhe uma classificação de uma a cinco estrelas;
  3. Acompanhar as leituras e opiniões dos “amigos”;
  4. Fazer parte de grupos de discussão;
  5. Recomendar e receber recomendações de leituras, et cetera.

É também possível aceder a algumas obras literárias em formato digital através desta plataforma, mas apenas em duas situações: caso esta já tenha caído no domínio público (as obras disponíveis, neste caso, são sempre em inglês, porque é o staff do Goodreads que as disponibiliza), ou caso o próprio autor escolha disponibilizá-la.

Depois, para aqueles que quiserem melhorar a plataforma, há sempre a possibilidade de pedirem o “estatuto” de librarians. Os “bibliotecários” podem adicionar novos livros ou edições de livros pré-registados na plataforma e editar/corrigir/completar informação relativamente aos mesmos. No caso dos autores que não gerem as suas próprias páginas, essa funcionalidade é deixada também nas mãos dos librarians. Ou seja, é coisa para quem gosta da "casa arrumada" e de aumentar a informação disponibilizada no site =)

Pessoalmente, posso dizer que já me aconteceu de tudo um pouco no Goodreads. Já encontrei livros fantásticos para a minha "prateleira", outros que apenas acho interessantes e ainda estou na dúvida, outros ainda que… nem pensar! Um aspecto extremamente positivo é que as sagas estão assinaladas e, se gostar da sinopse de um livro, consigo logo saber se é um stand alone ou não, facto que poderá influenciar a minha escolha de ler ou passar à frente. Conheci pessoas espectaculares com quem converso (às vezes sobre um pouquinho de tudo) e outras que... bem, nem por isso. Com esta plataforma consigo “organizar” as minhas leituras (vá… mais ou menos =P ) e é uma forma de tentar programar a minha leitura seguinte. A minha experiência nos grupos de discussão já não é tão positiva, confesso – mas isso, deixo para outra ocasião.

Enfim, se são leitores com mais livros na prateleira que aqueles que conseguem ler, este é um óptimo local para passarem algum do vosso tempo ^^

9 comentários:

  1. Criei conta no Goodreads há uns 5 anos atrás e no início ia lá religiosamente, mas com o tempo deixei de actualizar as minhas listas de leitura. Agora que me recordaste do site, confesso que fiquei com vontade de lá voltar haha.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  2. Uso sempre. Pesquiso sobre livros e tenho tudo registado sobre as minhas leituras.

    ResponderEliminar
  3. Há uns tempos apaguei a minha conta no Goodreads. Não sei bem porquê, sinceramente. O facto de também ter poucas pessoas adicionadas ajudou muito. Mas não deixa de ser uma boa plataforma, onde é super fácil descobrir novos livros ^^

    ResponderEliminar
  4. Aah, adoro o Goodreads!! Ainda hoje passei por lá, para adicionar o novo livro que estou a ler! Acho o site absolutamente fantástico e, claro, logo desde início pedi estatuto de Librarian ;)

    Quanto às tuas próprias tradições de Natal, são um doce :) e League of Legends, a sério? Haha, estou a tentar instalar o jogo há imenso tempo! Preciso mesmo que o meu computador vá ao "hospital" (que é como quem diz, a casa dos meus pais) para ver se o começo a jogar este Natal :)

    ResponderEliminar
  5. Eu (Ele) não sou muito dado a leituras. Tento ler um livro por cada verão, mas muitas das vezes nem isso! Eu (Ela) já me inscrevi no goodreads há quase 5 anos talvez. Esqueço-me de actualizar, mas reconheço plenamente o valor da plataforma. É isso tudo que referiste e mais ainda! :P

    ResponderEliminar
  6. Não há muito tempo, criei lá uma conta. E fiz tudo direitinho: organizei a minha biblioteca, classifiquei os livros com as estrelas, dei a minha opinião... Mas, pouco depois, pensei que tudo aquilo estava a ser uma perda de tempo...e apaguei a minha conta xD Só durou umas horas, portanto x)

    ResponderEliminar
  7. simplesmente a melhor coisa que me aconteceu... ou pior :x dependendo da perspectiva e tu lidaste com isso em primeira mão quando "perdi" a conta LOL

    ResponderEliminar
  8. Acho que já me inscrevi , mas não uso, a verdade é que me esqueço de la ir para atualizar aquilo. Enfim.

    ResponderEliminar

Sê bem vindo!! Achaste este post tão maravilhoso como a sua autora? Ou tão alucinado da mona? Sente-te à vontade para deixar o teu contributo. Responderei assim que possível. Obrigada pela visita e volta sempre =)